segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Loteria?

    "Pênalti é loteria", disse a apresentadora do Globo Esporte. Terrível engano.A prova deste erro esteve presente na disputa de pênaltis entre Flamengo e Botafogo, ontem, pela semi-final da Taça Guanabara.
    Ora, ninguém diz que cobrança de falta no ângulo é sorte. Ou que escanteio mal cobrado é azar. Assim, não se pode afirmar que pênalti é loteria. Das três cobranças desperdiçadas pelo Botafogo, ficou claro que pelo menos duas, a de Everton e a de Somália, foram mal feitas. Ambas foram fracas e em uma altura de fácil defesa, o que facilitou a vida de Felipe. O chute de  Somália, inclusive, deu ao goleiro rubro negro tempo o sufciente para levantar a mão e espalmar a bola.
    Claro que disputas de penalidades exigem uma força psicológica intensa, comumente chamada de frieza. Mas assim como qualquer outro fundamento do futebol, habilidade e treino têm imensa importância, ainda subestimada por muitos.Cobranças bem feitas, sejam fortes ou colocadas, não costumam dar chances a goleiros.
   “O mais importante é repetição e concentração”, já disse Evair, um dos maiores cobradores de pênalti do futebol brasileiro.
   Enfim, lamento que os jogadores do Botafogo tenham errado tantas cobranças, pois assim aqueles que poderiam ensinar os de mais atletas e comprovar meus pensamentos, Loco Abreu e Ronaldinho, nem tiveram a chance de fazê-lo.

    

3 comentários:

  1. É, penati n é loteria... e penalti se corretamente batido é fisicamente impossivel de ser defendido... pode fazer os calculos. SUAhusah
    Demorou mas saiu um texto, hein!? :D
    Bem legal, xuxu!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Po eu li seu texto lá. Tenho alguns comentários a tecer:
    Primeiramente, você exaltou por demais as cobranças mal feitas, mas não exaltou o feito do goleiro (agarrar 2 pênaltis numa semifinal não é pra qualquer um), creio que existe algum sentimento anti-corinthiano para com o novo goleiro do Flamengo, da sua parte. Segundamente, pensei que você fosse falar sobre a taça de bolinhas...fiquei desapontado com sua omissão no assunto. Pra finalizar, lá pelo fim você escreveu "de mais" quando queria dizer "demais". Mas eu gostei do texto.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. saudades de ler seus textos, voltou muito bem =)
    penalti nao eh sorte, dizer que eh sorte eh desmerecer nao so o trabalho do atacante como o do goleiro.
    taffarel, marcos, bruno(eh um bandido desgracado, mas era um bom goleiro), dida todos foram excelentes defensores de penalti por treinar ate a exaustao, assim como grandes batedores de penaltis evair, marcelinho carioca entre outros treinavam suas cobrancas.
    o fato de serem treinadas mostra que se trata de treino e nao de sorte.
    gostei muito do texto johnsons voltou bem, e gostaria de ler um texto seu sobre a questao dos direitos de transmissao que esta causando a saida do clube dos 13 daqueles que apoiam a manutencao da globo e a permanencia daqueles que veem a proposta da record como muito mais interessante.
    abracao

    ResponderExcluir