segunda-feira, 30 de agosto de 2010

17ª rodada do Brasileirão (sábado - 18h30)

Quatro jogos abriram a 17ª rodada do campeonato neste sábado.


  No Pacaembu o Santos, mesmo sem Ganso, venceu o agora lanterna Goiás por 2 a 0.
  O Santos começou o jogo diferente, devido à contusão de Ganso, com um esquema 4-3-3, com Keirrison, Neymar e Zé Eduardo no ataque, já o Goiás tentava arrumar seu time, sem grnades alterações, após a saída já prevista do técnico Leão.
  No primeiro tempo o Santos conseguia manter domínio no jogo, porém o desfalque fazia diferença, já que o meio, com Marquinhos não conseguia criar grandes oportunidades, sobrecarregando Neymar, muito marcado.
  Na segunda etapa o time paulista começou a se encaixar, principalmente com a entrada de Mádson no lugar de Keirrison, que pouco fez no primeiro tempo. Assim, aos 23 minutos, Zé Eduardo sofreu pênalti, mas Neymar novamente errou a cobrança, quase recuou para o goleiro adversário.
  Mas a pressão não cessou e aos 30 minutos Mádson fez bom cruzamento e Zé Eduardo completou com um belo voleio e abriu o placar em São Paulo.
  Seis minutos depois o jovem Alan Patrick, que havia entrado no lugar de Marquinhos, acertou um belo chute rasteiro de fora da área, ampliando a diferença e fechando o placar da partida.
   O Santos segue com excelente campanha, mas já apresentou algumas dificuldades com a ausência de Robinho e Ganso., enquanto o Goiás segura a lanterna da competição e fica em situação cada vez mais delicada.
   E dois fatos me chamaram a atenção neste jogo:
   Primeiro foi que Neymar errou mais uma penalidade, então ou ele deve treinar mais esse fundamento ou o Santos deve escolher um outro batedor, porque até o momento essas cobranças não fizeram tanta falta, mas qualquer dia essa história pode mudar.
  O outro fato é que a volta prematura e as atuações muito pobres do atacante Keirrison reforçam a minha opinião que ele foi mandado à Europa antes do tempo, pois não havia amadurecido o seu futebol para ser mandado a grandes times europeus.

  No Rio de Janeiro, o Vasco empatou com o Cruzeiro, mantém sequência de invencibilade, mas chega ao terceiro empate consecutivo na competição.
  E mais uma vez o time carioca contou com um pouco de sorte, pois o Cruzeiro começou o jogo muito melhor, com bons ataques e com o meio de campo dominado. Porém, a equipe mineira errou muitas chances claras de marcar o gol, que levaram ao velho ditado do futebol " quem não faz, leva!", pois no final do primeiro tempo Zé Roberto acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para Fábio.
   Mas no último minuto da primeira parte o Cruzeiro conseguiu o que não foi feito antes, quando Thiago Ribeiro chutou rasteiro e sem ângulo para a área e o zagueiro Feranado acabou por marcar contra, empatando a partida.
   No segundo tempo o Cruzeiro continuou a dominar o jogo, mas também continuou a desperdiçar suas chances, que ou não encontravam o gol, ou encontravam como bom goleiro Fernando Prass.
   Assim, para desespero mineiro e alívio carioca, a partida terminou em 1 a 1.
   O empate mantém o Cruzeiro na sexta posição e deixa o Vasco na décima, ou seja, o resultado pouco favoreceu ou atrapalhou as duas equipes.


  No Castelão o Ceará segue com a má campanha pós Copa e conseguiu apenas empatar em 2 a 2 com o Grêmio Prudente.
  O ínicio da partida foi marcado pela pressão dos donos da casa, que conseguiram marcar logo aos 11 minutos, com Washington, que cabeçeou em rebote de Giovanni.
  Mas depois dos 25 minutos, os paulistas acordaram e o ataque, que pouco fez no começo do jogo, passou a funcionar e, aos 36 minutos, Wesley invadiu a área e chutou muito forte, empatando o marcador.
   Então os visitantes seguiram na pressão e chegaram à virada ainda no final do primeiro tempo, quando o zagueiro Anderson se atrapalhou com a bola e deixou Wesley marcar seu segundo gol.
  No segundo tempo os cearenses novamente entraram com vontade de vencer, mas não conseguiam fazer com que abola entrasse. A insistência só foi premiada faltando 5 minutos para o fim, quando Careca conseguiu empatar de cabeça para os donos da casa.
   Este empate foi bastante ruim para ambos, já que o Ceará segue fora do G-4, onde esteve por muito tempo, e o Grêmio Prudente fica a um gol de saldo da zona de rebaixamento.

  Por último, o Internacional bateu o Botafogo por 1 a 0, com gol da surpresa colorada, Lenadro Damião.
  O Inter começou muito bem o jogo, com boas jogadas de D'Alessandro e Rafael Sóbis, e não deixavam o Botafogo jogar. O resultado foi o gol de Leandro Damião aos 23 minutos, que cabeçeou após cruzamento de Rafael Sóbis.
  Os donos da casa continuaram a dominar o primeiro tempo, tomando algum sufoco apenas nos minutos finais.
  Na segunda etapa Joel Santana realizou algumas modificações, como a entrada de Loco Abreu e Caio, e o Botafogo lançou-se ao ataque, dando oportunidades de contra ataque aos colorados e deixando o jogo mais aberto. Porém, nem um dos dois conseguiu concretizar suas chances e o placar terminou o mesmo que havia começado no segundo tempo.
   O resultado mantém as duas equipes no mesmo lugar da tabela, os gaúchos em 4º lugar e os cariocas logo atrás, na 5ª posição.

  João Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário