sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Álbum de figurinhas do Brasileirão

  Depois da febre das figurinhas da Copa, a Panini lançou esta semana o álbum de figurinhas do Brasileirão, que ,pela primeira vez em anos, reuniu todas as equipes das séries A e B do campeonato. Isto foi possível após a editora Abril ceder os direitos sobre diversos times, como Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Flamengo e Santos.
  Ontem mesmo comprei o álbum (antes que esgotasse como o da Copa), e gostei muito do que vi. Os times da série A apresentam 16 cromos dos jogadores, além do mascote e do escudo (não há mais o estádio como cromo). Os cromos ficaram melhores, pois foram padronizadas as fotos, em que são mostrados o busto do jogador sobre um fundo com a cor do clube, ao contrário dos dos anos passados, em que cada jogador era representado em uma pose diferente. Além dos cromos, cada time, que ocupa duas páginas, apresenta informações sobre sobre suas posições nos últimos campeonatos brasileiros, uma foto do estádio, informações como endereõ, apelid, fundação e presidente do clube, o desempenho completo do ano passado, além do maior artilheiro do clube, o recordista de jogos e o técnico que mais treinou o time na história do clube em Brasileirões. Além disso, há duas fotos: uma do craque atual do time e outra de um eterno ídolo com informações sobre ambos.
  Os times da série B contam com apenas uma página, com doze jogadores em 6 cromos (cada cromo tem dois jogadores),  cromos do escudo e do mascote, além das informações já ditas, excluindo o craque e o ídolo.
  A qualidade ficou muito boa, com bastantes informações, que deixam o torcedor bem entusiasmado. Porém nem tudo é ouro. Como o fechamento do conteúdo editorial foi em 26 de julho, algumas contratações mais recentes ficaram de fora, como Washington, Beletti e Deco no Fluminense, Valdivia do Palmeiras. Mas Kléber, Diego Souza, Felipe e outros já estão presente.
  Alguns pequenos erros também já puderam ser notados, como a posição de Léo Moura, que é mostrado como lateral esquerdo, e um maior que há no Vitória, que apresenta como craque do time o atacante Júnior, mas a foto retratada é a de Ramón. Na minha opinião, o craque é o Ramón, mesmo.
  Mas o quem mais me desagradou foi a ausência de jogadores como Ronaldo e Roberto Carlos em figurinhas. Estes jogadores não viraram cromos porque a Panini ofereceu um valor para a concessão de suas imagens, porém a oferta foi recusada, uma vez que consideraram o valor muito baixo. Uma pena, pois parece que os milhões que ambos têm não são o suficiente e que ganhar dinheiro em cima de figurinha é mais importante que a felicidade dos torcedores em tê-los guardados em seus álbuns.
   Apesar desses poréns, acredito que a febre das figurinhas deve voltar com tudo em breve.


João Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário