segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vídeo dos Meninos

  Antes de comentar os resultados da rodada, gostaria de registrar minha opinião sobre o vídeo feito por jogadores do Santos que foi divulgado semana passada, o qual os jogadores respondiam em tom ofensivo perguntas de torcedores, quando foi até dito pelo goleiro Felipe que a quantia que ele gastava ração era a mesma que o torcedor recebia de sálario.

  O tema foi tratado como uma brincadeira de mau gosto dos jogadores, mas acho que o assunto vai um pouco além, mostrando grande imaturidade dos jogadores (não somente do Santos) e o despreparo dos clubes em relação a sua imagem e tratamento dos jogadores.

  O primeiro erro dos garotos foi a exposição à mídia pela internet de forma errada e fora de hora. O jogador deve compreender que ,após se tornar uma figura pública, ele deve zelar pela sua imagem e pela a da empresa que trabalha, pois qualquer coisa que seja dita, ainda mais em um meio de comunicação tão "volátil" como a internet, terá repercussão por todo país. Além disso, ele deve ter consciência que o que ele diz serve de exemplo para admiradores, muitas vezes crianças e jovens. O clube também é responsável, porque como empregador, deve zelar sua imagem, conscientizando os funcionários sobre tais exposições inadequadas e punindo aqueles que agem com conduta errada.

  Outra coisa que os jogadores esquecem é que são os torcedores os responsáveis pelo seu sucesso, é para agradá-los que eles trabalham e recebem (e muito bem). Muitos atletas, principalmente os mais jovens, acabam se preocupando mais com seus patrocinadores e bens materiais do que com o objetivo do futebol, que é alegrar as multidões (de torcedores) não os empresários.

  Por fim, acredito que ainda falte aos clubes, de forma geral, um departamento responsável pelo acompanhamento psicológico de atletas e comissão técnica, coisa que existe nas grandes empresas. Tal acompanhamento seri de extrema importância, ainda mais em uma profissão submete os profissionais à pressões psicólogicas constantes e de grande proporções. Dessa forma o jogador seria amparado e preparado de forma mais completa, aliando mente e corpo, fazendo com que seu rendimento fosse até maior.

João Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário